Vereadora Eliana apura denúncia de caos no atendimento da UPA Santa Felícia
Secretaria
de Saúde admite problema, classifica como pontual e salienta importância de
buscar atendimento na atenção básica
Pacientes da Unidade de Pronto
Atendimento (UPA) do Santa Felícia acionaram a vereadora Eliana Casanova (União
Brasil) na noite de quarta-feira (24) para denunciar caos no atendimento. A
parlamentar esteve na unidade, conversou com funcionários e constatou falta de
estrutura. Nesta quinta (25), a Secretaria de Saúde admitiu o problema, mas
classificou como pontual.
“Infelizmente constatei um caos
instalado na UPA do Santa Felícia na noite de quarta, fila de espera de horas,
pessoas muito irritadas, funcionários bastante sobrecarregados e sem a presença
da Guarda Municipal”, detalhou a vereadora.
De acordo com ela, havia pessoas
aguardando atendimento desde às dezessete horas quando já eram dez horas da
noite. “Alguns pacientes foram embora sem atendimento”, destacou. “E por outro
lado os funcionários estavam nervosos, sobrecarregados e sem o apoio da gestão
para realizar um trabalho adequado”, frisou.
“Fui até a UPA para apurar uma
denúncia. Vi briga entre pacientes e funcionários com medo de agressão”, relata
Eliana. “Tentei acionar a secretária de Saúde, outros funcionários e não obtive
êxito. Fico imaginando o cidadão comum tentando reclamar com os gestores
públicos”, observa.
A parlamentar apurou junto a
funcionários que não querem se identificar que existe um gargalo muito grande
no atendimento das UPAs, que faltam profissionais, que muitos médicos
terceirizados são recém formados e que não existe uma gestão eficiente para o
setor de pronto atendimento. “Sem contar um alto número de dengue e covid sendo
atendidos num mesmo local”, frisa Eliana.
Depois de relatar a situação em suas
redes sociais e acionar parte da imprensa, a vereadora foi convidada para uma
reunião com a secretária de Saúde, Jora Porfírio, e sua equipe. Jora admitiu
atendimento fora do normal, que a equipe estava reduzida e com alta demanda.
Disse ainda que falta conscientização da população para buscar atendimento
primeiro nas unidades de atenção básica.
“A equipe da Saúde acredita que
existe a cultura de se buscar a UPA antes do atendimento básico. Discordo, pois
as pessoas vão até a UPA porque não conseguiram resolver de outra forma e se
falta conscientização a responsabilidade é da Secretaria de Saúde, que precisa
lançar campanhas educativas”, observa Eliana.
A vereadora disse ainda que segundo a
secretária de Saúde as unidades básicas estão aptas a atender a população,
inclusive com consultas de especialistas, como pediatras e ginecologistas e que
o tempo de espera foi reduzido. “A secretária garantiu que uma consulta com
especialista é marcada rapidamente em poucos dias, diferente de antes quando se
esperava 30 ou 60 dias”, detalha.
Foto
Pelas redes sociais, vereadora recebeu novas denúncias sobre problemas
no atendimento da saúde