Marquinho Amaral destaca modernização da Câmara Municipal

Presidente do Legislativo faz balanço da gestão até o momento, com foco na digitalização

O presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral (Podemos), fez um balanço de sua gestão à frente do Legislativo até o momento. Marquinho destacou a modernização da Câmara, com a digitalização de processos e uso de tablets para a votação de projetos.

Qual o balanço da gestão na Câmara Municipal até o momento?
O balanço é altamente positivo, especialmente porque a gestão reflete o próprio nome da chapa que foi eleita pelos vereadores: democracia e independência. Esse binômio norteia o mandato deste presidente e da Mesa Diretora. Respeitamos a pluralidade de ideias no Legislativo e preservamos a independência desse Poder como órgão de representação popular. A Câmara trabalha com muita responsabilidade e de portas abertas para os cidadãos e cidadãs de nosso município. Atuamos com transparência administrativa e economia de recursos públicos. Desses princípios não abrimos mão em nenhum momento.

Como avalia a relação entre o Executivo e o Legislativo durante sua gestão?
A relação é de harmonia e respeito, levando em conta os limites de atuação de cada Poder, tendo em vista o interesse público. A Câmara cumpre seu papel de legislar e fiscalizar os atos do Executivo, como também atuar de forma propositiva, auxiliando o governo a responder às demandas da população. Assim, o Legislativo atua de forma independente. Tanto é verdade que, quando necessário, pautamos em regime de urgência e aprovamos projetos de lei enviados pela Prefeitura, e recentemente o plenário derrubou vetos do prefeito a projetos aprovados pela Casa. É da democracia.

Em relação ao mandato, quais ações destaca neste ano de 2024?
Como presidente da Câmara tenho buscado realizar os investimentos necessários na melhoria da estrutura do Legislativo e ao mesmo tempo economizar recursos públicos, para que possam ser utilizados em favor da população que necessita. A gestão proporcionou a troca dos computadores nos gabinetes dos vereadores, a aquisição de tablets e adequação do plenário para as votações no sistema eletrônico, a digitalização de processos, reduzimos os valores pagos pelo aluguel de imóveis, realizamos com sucesso a edição do Parlamento Jovem, firmamos termos de cooperação para veiculação de programas na TV Câmara em sinal aberto e viabilizamos junto à Câmara dos Deputados a futura implantação do canal de rádio FM, consignado por meio da Portaria 10573 publicada no Diário Oficial da União. Com relação à TV Câmara foi iniciada a produção de conteúdo próprio com o videocast “Fala, vereador”, que entrevistou os vereadores e vereadoras.

O que ainda planeja realizar até o final do ano como vereador e como presidente do Legislativo?
Como vereador, darei continuidade ao trabalho que venho realizando em meu mandato, objetivando a melhoria dos indicadores sociais do município. Nesse sentido, até o final do mandato seguirei acompanhando a execução orçamentária referente aos recursos de emendas parlamentares destinados a entidades filantrópicas, instituições eficientes que desenvolvem projetos sociais em nossa cidade. Também sigo apoiando ações nas áreas de saúde, esportes e cultura. Vale dizer que tenho a honra de ver consolidados eventos que foram frutos de projetos de minha autoria, como a Tratorada e a Festa do Milho de Água Vermelha, dos quais participei com muita satisfação nas edições realizadas neste ano. Como presidente do Legislativo, pretendo alcançar a meta de economizar recursos do orçamento da Câmara para serem destinados a investimentos do município nas áreas de saúde, educação, assistência social, recapeamento de ruas e várias outras melhorias. No ano passado economizamos cerca de R$ 6 milhões do duodécimo da Câmara. Neste ano de 2024 o plano é chegarmos próximo desse numerário. Deixaremos estruturado o terreno para construção do novo prédio da Câmara. Vamos ampliar a grade de programas próprios da TV Câmara digital em sinal aberto, continuaremos a investir no Projeto Visite a Câmara, promoveremos o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) e com relação ao Edifício Euclides da Cunha, tombado pelo patrimônio público, realizaremos trabalhos de pintura e restauração das janelas do prédio histórico.

Qual a expectativa para a campanha eleitoral que se aproxima?
Espero que seja uma campanha na qual os candidatos todos respeitem os cidadãos e as cidadãs de São Carlos e suas famílias. Vivemos numa cidade culta e que merece que os debates eleitorais aconteçam em nível elevado. Sem fake news nem radicalismos estéreis, sem denúncias infundadas. Infelizmente, o aperitivo que temos visto na conduta de alguns vão no sentido contrário. Mas o povo de São Carlos está atento e rejeitará os fanfarrões que agem com hipocrisia e, sem ter propostas efetivas, procuram desmerecer seus adversários. Nossa comunidade quer respostas dos agentes públicos para os problemas reais e urgentes, não quer apenas blábláblá, mas exige ação e trabalho. O eleitor é o contribuinte e punirá quem pretender transformar a campanha eleitoral em espetáculo. Acredito que nesta campanha eleitoral seja possível um debate evoluído, à altura da “Capital do Conhecimento”, cuja população saberá separar o joio do trigo. E sobretudo saberá reconhecer os administradores que nestes anos todos aqui estiveram enfrentando ao lado do povo os problemas da cidade e não se afugentaram para aparecer de forma oportunista.