Resumo da sessão plenária de terça-feira,22 de março

Na  9ª sessão ordinária do ano, presidida pelo vereador Roselei Françoso, presidente da Câmara Municipal, o plenário aprovou nesta terça-feira (22), um projeto de emenda à  Lei Orgânica do Município, apreciado em primeiro turno, e também o Requerimento  No.876, de autoria do vereador Robertinho Mori, que solicita informações sobre a aplicação de recursos financeiros na implantação de leitos Covid no município. Foi aprovado pedido de prorrogação por 15 dias para resposta ao requerimento No.524,  do vereador Elton Carvalho, que solicitou providências quanto à infraestrutura de atendimento e demanda de internações no CAPS-AD. Na sessão foram apresentados 2 projetos de lei, 85 requerimentos, 7 indicações e  6 moções, totalizando 100 proposições.

USO DE MÁSCARAS – Por 10 votos a 8, os vereadores aprovaram a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual na sala das sessões do Edifício Euclides da Cunha. Foi aprovada  (por 16 votos a 2) a liberação da totalidade dos assentos destinados ao público durante a realização de sessões e eventos no plenário, mediante o uso de máscara facial). Os parlamentares também aprovaram (por 12 votos a 6) a desobrigação do uso de máscaras em ambientes externos ao plenário nas dependências do Legislativo.

TRIBUNA LIVRE - No expediente da Tribuna Livre, pronunciaram-se Paulo Mancini e Bernardo Teixeira, pela Associação para Proteção Ambiental de São Carlos (APASC), que fizeram referência ao Dia Mundial da Água, propondo a implantação de um conselho participativo junto ao Serviço Autônomo de Esgoto para acompanhamento e reconhecimento das ações da autarquia.

DEFESA DO FUNCIONALISMO – O presidente da Câmara, vereador Roselei Françoso, suspendeu temporariamente os trabalhos para que os vereadores se dirigissem até a Prefeitura para uma conversa como Secretário de Governo, Edson Fermiano, acerca da pauta de negociações salariais do funcionalismo público municipal. O encontro ficou definido que o secretário de Governo encaminhará uma contraproposta do sindicato ao prefeito e até as 16h desta quarta-feira as 16h encaminhará resposta por escrito ao sindicato dos servidores.

ORDEM DO DIA – Resultado da votação de processos que estiveram em pauta na sessão desta terça-feira

Processo em regime de tramitação comum
Única discussão

PROCESSO Nº 1124/22 - PROJETO DE LEI Nº 110
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 4950/22)
ASSUNTO: Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar na Prefeitura Municipal de São Carlos.
RESUMO: Autoriza abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 250.000,00, para reforma emergencial da UBS Dr. Lauro Corsi – Redenção. Para tanto, serão utilizados recursos oriundos de anulação de dotações orçamentárias dos Encargos Gerais do Município.
(VOTAÇÃO ADIADA)

PROCESSO EM REGIME DE TRAMITAÇÃO COMUM
1ª DISCUSSÃO

PROCESSO Nº 772/22 – PROJETO DE EMENDA À L.O.M.
INTERESSADO: Vereadores da Câmara Municipal
ASSUNTO: Acrescenta dispositivos da Emenda Substitutiva n° 01 à Lei Orgânica do Município de São Carlos, de 20 de dezembro de 2010.
RESUMO: Acresce ao artigo 112 da Lei Orgânica do Município os parágrafos 7º ao 14, que regulamentam as emendas parlamentares impositivas no orçamento municipal.
(APROVADO POR UNANIMIDADE)

Na fase final da sessão, pronunciaram-se na tribuna em explicação pessoal os vereadores Raquel Auxiliadora, Robertinho Mori, Professora Neusa, Sérgio Rocha e Paraná Filho.