Inaugurada Escola do Legislativo de São Carlos

Em sessão solene nesta quarta-feira (3), a Câmara Municipal de São Carlos inaugurou a Escola do Legislativo. Criada pela Resolução nº 352/2022, de autoria da Mesa Diretora, o órgão que tem como objetivo oferecer capacitação em diversas áreas do conhecimento a funcionários, vereadores e à sociedade em geral, aproximando a Câmara da comunidade.

Na solenidade, fizeram parte da mesa de autoridades os seguintes membros da Diretoria de Administração da Escola - biênio 2023/2024: vereadora Raquel Auxiliadora, diretora-presidente, que conduziu a sessão, vereador André Rebello (vice-diretor presidente) e Cirilo Braga, servidor efetivo (diretor do Memorial). Além disso, também estiveram presentes Vanessa Barbuto, assessora especial do gabinete do prefeito, representando o prefeito Airton Garcia, o vereador Dé Alvim e o presidente da Câmara, Marquinho Amaral, que abriu a solenidade.

Na ocasião, Raquel Auxiliadora agradeceu a dedicação dos membros e de outros funcionários que trabalharam para a concepção da Escola do Legislativo. Ela destacou o papel educativo do parlamento e do exercício dos mandatos dos vereadores, ressaltando a função da Escola de realizar projetos de educação política e de criar mecanismos de participação popular, fortalecendo a construção da democracia.

PARTICIPAÇÃO POPULAR - “Esperamos que a Escola do Legislativo possa ser um grande espaço de diálogo, de aprendizado, de pluralismo de ideias. Que a gente possa aproximar a comunidade da nossa Casa Legislativa, como um espaço também de participação popular para fortalecer a nossa democracia e a nossa cidadania”, declarou a vereadora.

O presidente da Câmara, Marquinho Amaral, afirmou ser um dia histórico para a Casa de Leis e que a Escola do Legislativo é “um importante órgão que funcionará como um difusor do conhecimento. Portanto, de grande identificação com nossa querida cidade, que tem – com muita justiça – o título de Capital do Conhecimento”.

Durante a solenidade, o jornalista, escritor, funcionário da Câmara e diretor do Memorial da Escola do Legislativo proferiu uma palestra sobre a história da Câmara e o papel desta no desenvolvimento social, político e econômico da cidade, destacando importantes acontecimentos e figuras são-carlenses.

Conforme anunciado pela vereadora Raquel, as próximas ações da Escola do Legislativo serão fazer um levantamento de demandas formativas dos funcionários da Câmara e da população em geral por meio de formulários e a definir o logo do órgão.