Câmara Municipal de São Carlos

Julio Cesar volta a questionar Prefeitura sobre a instalação do Centro Dia do Idoso


O vereador e presidente da Câmara Municipal, Julio Cesar (PR) protocolou novamente um requerimento no Legislativo reiterando pedido de informações da Prefeitura sobre a implantação do Centro Dia do Idoso em São Carlos. Em resposta a uma proposição do vereador aprovada em abril deste ano, a Prefeitura alegou que estaria sendo feito um estudo de viabilidade, juntamente com o Governo do Estado, porém, até o momento não houve nenhum resultado final.   

presidente da Câmara argumentou que à medida que a população idosa cresce no país, a discussão sobre a garantia de seus direitos tem ocupado maior espaço na agenda da sociedade acompanhada de uma percepção mais aguda sobre a diversidade de suas demandas, e o Centro Dia do Idoso será de fundamental importância para nossa cidade. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população idosa vai triplicar no Brasil e passará de 19,6 milhões (10% da população brasileira), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas, em 2050 (29,3%). 

O Centro Dia do Idoso é um espaço de acolhimento para idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos, programa este desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com os munícipios. A prioridade do atendimento é para aqueles cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar/ estudar. O local oferece alimentação, atividades de lazer, cultura, banheiros adaptados, área de descanso, sala de convivência com TV e enfermaria.
Julio Cesar questionou, através do requerimento, qual a situação atual da implantação do Centro Dia do Idoso em São Carlos, se há um prazo final para que esta situação se resolva, se o estudo para viabilidade foi encerrado e mais informações que se fizerem necessárias visando esclarecer tal questionamento.