Resumo da sessão plenária de terça-feira, 2 de junho

Na 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (2), o plenário aprovou 13 projetos de lei que estavam na pauta da Ordem do Dia, dois projetos de lei em tramitação de urgência e três requerimentos de urgência.

No Grande Expediente – espaço da sessão destinado a discursos de parlamentares sobre temas de interesse público – pronunciaram-se na tribuna os vereadores Rodson Magno do Carmo, Roselei Françoso, Azuaite Martins de França, Daniel Lima, Dimitri Sean, Gustavo Pozzi, Leandro Guerreiro, Lucão Fernandes e Malabim.

REQUERIMENTOS DE URGÊNCIA – Ingressaram em pauta e foram aprovados por unanimidade, três requerimentos de urgência: de autoria do vereador Roselei Françoso que requer informações a respeito do Orçamento Municipal considerando os termos apontados no relatório da Secretaria Municipal de Fazenda (informações relacionadas ao enfrentamento da Covid-19); de autoria da vereadora Cidinha do Oncológico, que requer serviço de fiscalização sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em todos os espaços públicos e estabelecimentos, bem como sobre o descarte dessas máscaras; e de autoria do vereador Azuaite Martins de França, que requer que sejam informadas pelos cartórios quantas mortes foram registradas por Covid-19.

ORDEM DO DIA – O plenário aprovou os seguintes processos em regime de tramitação comum, única discussão:

PROCESSO Nº 650/20 – PROJETO DE LEI Nº 123
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 19908/19)
ASSUNTO: Autoriza o Município a criar o Programa de Assistência Técnica Gratuita para Regularizações de Edificações de Famílias de Baixa Renda com fundamento na Lei Municipal nº 19.476/2019 e Lei Federal nº 11.888/08.

PROCESSO Nº 694/20 - PROJETO DE LEI Nº 137
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 5367/20)
ASSUNTO: Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar na Progresso e Habitação de São Carlos.

PROCESSO Nº 695/20 - PROJETO DE LEI Nº 138
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 3464/20)
ASSUNTO: Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar na Prefeitura Municipal de São Carlos.

PROCESSO Nº 696/20 - PROJETO DE LEI Nº 139
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 5108/20)

PROCESSO Nº 714/20 – PROJETO DE LEI Nº 154
INTERESSADO: Vereador Roselei Françoso
ASSUNTO: Dispõe sobre o pagamento de indenização por morte ou invalidez e a contratação de seguro de vida em grupo, aos servidores públicos da área da saúde do Município, na forma que especifica, e dá outras providências.

PROCESSO Nº 725/20 - PROJETO DE LEI Nº 160
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 33243/17)
ASSUNTO: Altera dispositivo da Lei Municipal nº 18.463, de 15 de dezembro de 2017 e dá outras providências.

PROCESSO Nº 728/20 - PROJETO DE LEI Nº 163
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 5531/20)

PROCESSO Nº 729/20 - PROJETO DE LEI Nº 164
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 5529/20)

PROCESSO Nº 730/20 - PROJETO DE LEI Nº 165
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 5109/20)

PROCESSO Nº 731/20 - PROJETO DE LEI Nº 166
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 6705/20)

PROCESSO Nº 733/20 - PROJETO DE LEI Nº 168
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 6011/20)

PROCESSO Nº 735/20 - PROJETO DE LEI Nº 170
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 5532/20)

PROCESSO Nº 739/20 - PROJETO DE LEI Nº 173
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 5532/20)
ASSUNTO: Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial na Prefeitura Municipal de São Carlos.

REGIME DE URGÊNCIA - O plenário aprovou por unanimidade os seguintes processos em regime de tramitação de urgência, única discussão:

PROCESSO 718/20
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (proc. 5682/2020)
ASSUNTO: Dispõe sobre autorização de medidas excepcionais no âmbito das finanças públicas e outras medidas em face da situação de emergência e estado de calamidade pública decorrentes do coronavírus no âmbito do Município de São Carlos.
(Emendas aprovadas por unanimidade)

PROCESSO 742/20
INTERESSADO: Prefeitura Municipal
ASSUNTO: Emenda do vereador Paraná Filho para asfaltamento das ruas Guerino Fracasso e Genésio DAquino no bairro Presidente Collor.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO À COVID-19 - Conforme o Ato 05 da Mesa Diretora do Legislativo, enquanto persistirem os problemas de saúde pública causados pela pandemia de Covid-19, somente terão acesso à Câmara os vereadores, servidores, estagiários, terceirizados, profissionais de imprensa, representantes de órgãos públicos, fornecedores e empregados que prestam serviços ao Legislativo. A norma ainda recomenda a utilização de máscara de proteção facial às pessoas que estiverem nas dependências Câmara.

Vereadores com idade a partir de 60 anos e aos que se enquadram no grupo de risco do novo coronavírus estabelecido pelo Ministério da Saúde terão justificadas suas ausências em reuniões de comissões e sessões ordinárias e extraordinárias.

As sessões plenárias poderão ser acompanhadas pela população por meio de transmissões ao vivo pelo canal 8 da NET e pelo site (camarasaocarlos.sp.gov.br), Youtube (youtube.com/user/camarasaocarlos) e Facebook (facebook.com/camaramunicipaldesaocarlos/) oficiais da Câmara Municipal.