Resumo da sessão plenária de terça-feira, 9 de junho

Na 14ª sessão ordinária do ano, nesta terça-feira (9), a Câmara Municipal aprovou por unanimidade dois projetos de lei em regime de urgência especial e sete projetos de leis que constaram na pauta da ordem do dia.

No expediente falado  - espaço da sessão destinado a pronunciamentos de parlamentares sobre assuntos de interesse público – discursaram na tribuna os vereadores  Malabim, Moisés Lazarine, Paraná Filho, Roberto Mori Roda, Rodson Magno do Carmo, Roselei Françoso e Sérgio Rocha. Azuaite França fez comunicado a Casa.
Os vereadores Paraná Filho e Rodson Magno, depois de abordar a questão da falta de água na cidade, solicitaram a realização de uma audiência pública para discutir o assunto. A audiência deverá ser realizada na próxima semana.

URGÊNCIA ESPECIAL – Ingressaram em pauta com número regimental de assinaturas e foram aprovados por unanimidade, o Projeto de Lei No.750, da Prefeitura Municipal, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional na Prefeitura (no valor de R$ 1,641.000,00) para execução de serviço de recapeamento de ruas e avenidas em São Carlos, e o Projeto de Lei No. 751, da Prefeitura, que autoriza abertura de crédito adicional suplementar (no valor de R$ 500.000,00) destinado à manutenção em vias pavimentadas e redes de drenagens na cidade de São Carlos.

ORDEM DO DIA – Foram aprovados por unanimidade os seguintes processos em regime de tramitação comum, única discussão:

PROCESSO Nº 563/20 – PROJETO DE LEI Nº 96
INTERESSADO: Vereador Leandro Guerreiro
ASSUNTO: Dá o nome de “Praça dos Campeões” à Área de Lazer, localizada no Loteamento de Interesse Social Cidade Aracy.

PROCESSO Nº 601/20 – PROJETO DE LEI Nº 113
INTERESSADO: Vereadores Malabim e Sérgio Rocha
ASSUNTO: Denomina de “Maria Margarida Estevam Ramos” o complexo viário localizado no Bairro Jardim São Paulo.

PROCESSO Nº 667/20 – PROJETO DE LEI Nº 129
INTERESSADO: Vereador Roselei Françoso
ASSUNTO: Dispõe sobre a manutenção e instalação de equipamentos de sistemas de climatização de ambientes nos prédios públicos e privados e dá outras providências.

PROCESSO Nº 698/20 - PROJETO DE LEI Nº 141
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 5792/20)
ASSUNTO: Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar na Prefeitura Municipal de São Carlos. (Recursos destinados à compra de equipamentos – computador, câmera digital e trena laser).

PROCESSO Nº 737/20 - PROJETO DE LEI Nº 172
INTERESSADO: Vereador Roberto Mori Roda
ASSUNTO:  Regulamenta a emissão de ruído e uso de buzina por composições ferroviárias que trafegam pelo perímetro urbano no Município de São Carlos.

PROCESSO Nº 743/20 - PROJETO DE LEI Nº 175
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 16605/19)
ASSUNTO: Altera dispositivo da Lei Municipal nº 19.290, de 12 de setembro de 2019, que “Autoriza o Poder Executivo a conceder repasse financeiro à Associação de Handball Brasileira”, e dá outras providências. (Destinação de recursos de emendas dos vereadores Robertinho Mori, Gustavo Pozzi, Leandro Guerreiro, Sérgio Rocha e Azuaite Martins de França).

PROCESSO Nº 744/20 – PROJETO DE LEI Nº 176
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 7041/20)
ASSUNTO: Prorroga o prazo do mandato disposto no § 11 do art. 24 da Lei Federal nº 11.494 de 20 de junho de 2007, e dá outras providências. (Referente a integrantes do Conselho do FUNDEB)

MEDIDAS DE PREVENÇÃO À COVID-19 - Conforme o Ato nº 05 da Mesa Diretora do Legislativo, enquanto persistirem os problemas de saúde pública causados pela pandemia de Covid-19, somente terão acesso à Câmara os vereadores, servidores, estagiários, terceirizados, profissionais de imprensa, representantes de órgãos públicos, fornecedores e empregados que prestam serviços ao Legislativo. A norma ainda recomenda a utilização de máscara de proteção facial às pessoas que estiverem nas dependências Câmara.

Vereadores com idade a partir de 60 anos e aos que se enquadram no grupo de risco do novo coronavírus estabelecido pelo Ministério da Saúde terão justificadas suas ausências em reuniões de comissões e sessões ordinárias e extraordinárias.

As sessões plenárias poderão ser acompanhadas pela população por meio de transmissões ao vivo pelo canal 8 da NET e pelo site (camarasaocarlos.sp.gov.br), Youtube (youtube.com/user/camarasaocarlos) e Facebook (facebook.com/camaramunicipaldesaocarlos/) oficiais da Câmara Municipal.