Resumo da sessão plenária de terça-feira, 14 de julho

Na 19ª sessão ordinária do ano, realizada nesta terça-feira (14), a Câmara Municipal aprovou 17 projetos de lei – nove que constaram previamente na pauta da Ordem do Dia e oito que ingressaram para apreciação em regime de Urgência Especial – além de uma moção de urgência. Por 12 votos a 2, o plenário rejeitou veto total aposto pelo prefeito a projeto de lei  de iniciativa parlamentar anteriormente aprovado pela Casa.

GRANDE EXPEDIENTE – No espaço da sessão destinado a discursos livres sobre temas de interesse público se pronunciaram os vereadores Azuaite França, Cidinha do Oncológico, Daniel Lima, Dimitri Sean, Edson Ferreira, Gustavo Pozzi, Leandro Guerreiro, Lucão Fernandes e Malabim.  Em comunicados a casa e declaração de voto no final da sessão se pronunciaram Roberto Mori Roda, Malabim, Sérgio Rocha, Moisés Lazarine e Daniel Lima.

URGÊNCIA ESPECIAL – Foi aprovado o Processo de No. 646, da Prefeitura, que solicitou prorrogação por mais 15 dias do prazo para resposta a um requerimento de autoria do vereador Robertinho Mori que solicitou  informações sobre aplicabilidade  e regulamentação da lei No.13184 de 3 de junho de 2003.

Foram aprovados por unanimidade os seguintes processos que ingressaram em regime de urgência especial:

Processo No. 812  que autoriza abertura de crédito adicional suplementar na Prefeitura no valor de R$ 3 300 para a Secretaria Municipal de Saúde (recursos de emenda parlamentar da vereadora Cidinha do Oncológico);

Processo No. 808  que autoriza abertura de crédito adicional suplementar na Prefeitura no valor de R$ 799,9 mil para a Secretaria Municipal de Saúde para ampliação da UBS do Parque Delta e Santa Casa, conforme emendas dos vereadores Dimitri Sean e Cidinha do Oncológico.

Processo No. 809, que autoriza abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 220 mil à Secretaria Municipal de Comunicação para publicidade (campanhas de combate ao coronavírus).

Processo No.813, que altera dispositivo da lei No. 19 566, de 3 de fevereiro de 2020, referente a desapropriação de imóvel para o serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes “Claudia Picchi Porto”.

Processo No.811, que autoriza abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 23 400 para secretaria municipal de Saúde emendas dos vereadores Sérgio Rocha e Marquinho Amaral).

Processo No.814, que autoriza abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 39 200 à Secretaria municipal de Habitação (emenda do vereador Azuaite Martins de França).

Processo No.810, que autoriza abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 4 mil à Secretaria de Habitação (emenda do vereador Dimitri Sean destinada à construção de área de lazer no bairro Tutoya do Vale).

Processo No.780, que autoriza repasse financeiro ao Círculo de Amigos da Paróquia de Santa Madre Cabrini (emendas dos vereadores Rodson Magno do Carmo e Sérgio Rocha).

VETO TOTAL APOSTO PELO PREFEITO MUNICIPAL – Foi rejeitado por 12 votos a 2 o veto ao processo nº 1864/19 – projeto de lei nº 224, de autoria dos vereadores Gustavo Pozzi e Malabim, que dispõe sobre a instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água do Município e dá outras providências.

ORDEM DO DIA – Foram aprovador por unanimidade os seguintes processos em regime de tramitação apreciados em única discussão:

PROCESSO Nº 764/20 – PROJETO DE LEI Nº 185
INTERESSADO: Vereadora Laíde das Graças Simões
ASSUNTO: Denomina Rua “Onofre Canova” a Rua 04 do Jardim Letícia.

PROCESSO Nº 775/20 – PROJETO DE LEI Nº 191 - retornando
INTERESSADO: Vereador Lucão Fernandes
ASSUNTO: Dá o nome de JOSE ZEFERINO ALVES FILHO à Estrada 3 do Loteamento Vida Nova São Carlos.

PROCESSO Nº 789/20 – PROJETO DE LEI Nº 789
INTERESSADO: Vereador Roberto Mori  Roda
ASSUNTO: Dispõe sobre a realização de sessões de cinema adaptadas para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias.

PROCESSO Nº 790/2020 – PROJETO DE LEI Nº 203
INTERESSADO: Vereador Edson Ferreira
ASSUNTO: Denomina a Rua 05 Quadra 8 do Loteamento Ipê Mirim de  “Aldurandir Ramos”
(Aprovado por unanimidade, com emenda modificativa)