Resumo da sessão plenária de terça-feira, 15 de dezembro

Na  40ª sessão ordinária do ano – a última da  Legislatura de 2017 a 2020 - Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (15) três projetos de lei da Prefeitura que estavam na pauta da ordem do dia, além de 19 projetos de lei de urgência especial (referente a repasses de recursos para entidades assistenciais), duas moções e um requerimento. Na sessão os vereadores apresentaram 15 proposições: 1 projeto de decreto legislativo, 11 requerimentos e 3 moções.

Destaque para o processo No. 1624, que autorizou o Executivo a  celebrar  convênio com a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos,  com o objetivo de integrar a conveniada na rede regionalizada e hierarquizada de estabelecimentos de saúde que constituem o Sistema Único de Saúde-SUS/São Carlos, de modo a caracterizá-lo como um polo de atendimento em saúde que garanta aos usuários atenção integral, humanizada e de qualidade à saúde, em ação conjunta ao Município .

Na Tribuna Livre, se pronunciaram pela ONG MID, Michele,  (coordenadora Pastoral da Inclusão da Igreja Católica), Cássia, (representante de entidade de atenção à pessoa com deficiência) e Adriana (representante de entidades de proteção animal), que apontaram os prejuízos causados a idosos, crianças e animais pela queima de fogos de artifício, solicitando a aplicação da lei municipal que proíbe essa prática no município.

O presidente Lucão Fernandes informou que encaminhará o apelo à Prefeitura, por meio de ofício, solicitando a fiscalização do cumprimento da lei e  uma campanha para que a população denuncie os infratores.  A vereadora Laíde Simões, autora da lei, manifestou apoio à conscientização da comunidade.

No Grande Expediente – espaço da sessão destinado a pronunciamentos livres dos vereadores sobre temas de interesse público – discursaram os vereadores: Azuaite Martins de França, Dimitri Sean, Edson Ferreira, Elton Carvalho, Gustavo Pozzi, Julio Cesar, Laíde das Graças Simões, Lucão Fernandes e Malabim. O presidente promoveu homenagem à vereadora Laíde Simões, que deixa a Câmara após cinco mandatos (eleita em 2001, 2004, 2008, 2012 e 2016) e em seguida abriu espaço para pronunciamentos de vereadores ao final da Legislatura. Discursaram nesta etapa Moisés Lazarine e Roselei Françoso.

URGÊNCIA ESPECIAL: Foram aprovados os seguintes processos da Prefeitura, referente a destinação de recursos de emendas parlamentares: No.1636 (autoriza destinação de recursos para a Cáritas Paroquial de São Carlos); No. 1630 (autoriza suplementação de recursos para a secretaria municipal de Serviços Públicos);  No.1626 (recursos  para a entidade Nosso Lar) ; No.1641 (recursos para a Associação de Pais e Amigos da Natação de São Carlos); No. 1655 (recursos para a entidade Nosso Lar); No.1635 (recursos para a Associação Proara);  No.1632 (creditos adicionais suplementares para a Secretaria Municipal de Saúde); No. 1637 (recursos para a APAE São Carlos); Processo No.1621 (recursos para a entidade Saber Amar-Casa de Passagem);  Processo No. 1640 (Recursos para o Ceja); No. 1620  (recursos para a ONG Espaço Azul); No.1634 (recursos para a Fundação Universidade Federal de São Carlos destinado a um playground adaptado); No. 1656 (recursos para a entidade Amigos de São Judas Tadeu); Processo No.1624 (autoriza a Prefeitura a firmar convênio para destinação de recursos à Santa Casa de Misericórdia – aprovado com voto contrário do vereador Elton Carvalho); Processo No. 1625 (crédito adicional especial para a Secretaria Municipal de Saúde destinado pelo governo federal para construção e ampliação de UPA); Processo No.1631 (crédito adicional suplementar na Secretaria Municipal de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Processo No. 1638 (destinação de recursos para a Associação de Amigos São Pedro Julião Eymard); Processo No.1657 (recursos para a entidade Casa do Caminho); Processo No.1639 (recursos para a Associação de Amigos da Paróquia Santa Isabel – Creche da Divina Providência); Processo No. 1642 – Moção de autoria do vereador Azuaite França, manifesta apelo ao governador João Dória para incluir os professores da educação pública nos grupos prioritários para vacinação contra Covid-19; Processo No. 1629 – Moção de autoria do vereador Robertinho Mori (congratulação com a pesquisadora da Embrapa Instrumentação Cristiane Sanches Farinas pelo reconhecimento obtido em estudo conduzido pela Universidade Stanford nos Estados Unidos que considerou 17 pesquisadores da Embrapa entre os mais influentes do mundo); Processo No.1623, de autoria do vereador Robertinho Mori (requer urgência na poda de árvore na rua João Tonissi, no Jardim Hikare).

ORDEM DO DIA – Foram aprovados em turno único de votação os seguintes processos em regime de tramitação comum:

PROCESSO Nº 1575/20 – PROJETO DE LEI Nº 411
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 17003/20)
ASSUNTO: Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo Aditivo ao contrato de confissão, consolidação e refinanciamento de dívidas, firmado com a União ao amparo da Media Provisória nº 2.185-35, de 24 de agosto de 2001, e suas edições anteriores, para estabelecimento das alterações autorizadas pela Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020. (Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-Cov-2 - Covid-19).

PROCESSO Nº 1607/20 - PROJETO DE LEI Nº 422
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 23274/19)
ASSUNTO: Altera dispositivo da Lei Municipal nº 19.470, de 28 de novembro de 2019, e dá outras providências. (Referente a repasse financeiro para a Associação Wada Karatê Awak.

PROCESSO Nº 1613/20 - PROJETO DE LEI Nº 423
INTERESSADO: Prefeitura Municipal (Proc.nº 16041/20)
ASSUNTO: Autoriza o Poder Executivo a conceder repasse financeiro ao Instituto Tênis + São Carlos.