Vereador Roselei Françoso é o novo presidente da Câmara Municipal

O vereador Roselei Françoso (MDB) é o novo presidente da Câmara Municipal de São Carlos, eleito e empossado na manhã de sexta-feira (1º.) para mandato no biênio 2021-2012. A chapa única, liderada por Roselei (Autonomia do Legislativo), recebeu 19 votos favoráveis e 1 contrário (do vereador Elton Carvalho). Djalma Nery optou por se abster.  A votação nominal para escolha dos membros da nova Mesa Diretora ocorreu de forma remota em função da pandemia de Covid-19.  O 1º.vice-presidente é Rodson Magno do Carmo(PSDB), sendo 2º.Vice Robertinho Mori (PSL), 1º. Secretário Marquinho Amaral (PSDB) e 2ª Secretária Raquel Auxiliadora (PT).

Roselei adiantou que assume o comando do Legislativo são-carlense com uma série de propostas de ações e projetos, tendo como meta central “mostrar o quanto os assuntos da Câmara são importantes”. Ele destacou o propósito de “atuar com mais transparência com uma relação ainda mais próxima com a sociedade” e atuar em harmonia com o Executivo, preservando a autonomia do Legislativo. “São poderes autônomos e independentes, cada um cumprindo suas obrigações e competências institucionais”.

“O Parlamento é a casa da democracia, cada parlamentar eleito representa uma parcela da sociedade e terá todo apoio necessário para exercer livremente o trabalho legislativo”, assegurou.

O novo presidente da Câmara frisou que os vereadores têm uma oportunidade de “mudar a história da cidade”. “Não vamos nos acovardar e nem aceitar a velha cultura do sempre foi assim. Vamos fazer diferente, colocar a mão na massa e aos poucos mudar a realidade do município”, afirmou.

Ele destacou ainda o propósito de “garantir a boa convivência entre os vereadores, respeitando as diferenças ideológicas e políticas de cada um” e realizar “uma gestão austera, capaz de enfrentar os desafios que precisam ser enfrentados para que a Câmara seja a caixa de ressonância da vontade popular”.

“Estamos prestes a começar o melhor ano da cidade. Façamos por merecer essa honrosa e histórica tarefa. 2021 será o ano pós-pandemia, venceremos a doença e iniciaremos a retomada do crescimento econômico”, assinalou.

“Temos a obrigação de auxiliar a Prefeitura a encontrar os melhores caminhos para a retomada econômica, geração de emprego e renda, enfrentamento de problemas locais como a falta de água, as enchente, o retorno às aulas com responsabilidade. Vamos juntos ter um ano repleto de realizações”, concluiu.

EXPERIÊNCIA ADMINISTRATIVA – Natural de São Carlos, nascido em 15 de maio de 1976, filho de Sebastião (Quinho) e Maria Aparecida (Cidóca), Roselei Françoso viveu no Distrito de Santa Eudóxia durante toda sua infância e juventude. Enquanto cursava o ensino fundamental, trabalhava nos finais de semana como pipoqueiro e nas férias escolares como trabalhador rural. Aos 16 anos de idade teve seu primeiro registro de trabalho em um supermercado como balconista, onde trabalhou até chegar à maioridade. Cursou o ensino médio profissionalizante na Escola Técnica Paulino Botelho “Industrial” e formou-se como técnico em Eletrônica e Direito pela Universidade Central Paulista (UNICEP).

Como metalúrgico trabalhou na Tecumseh da Brasil, Usina Ipiranga e Volkswagem do Brasil. Foi presidente da Associação de Moradores do Distrito de Santa Eudóxia (SADISE). Como militante do PT em São Carlos contribuiu para a eleição dos ex-prefeitos do partido. Em 2000 contribuiu como candidato a vereador para a eleição do prefeito Newton Lima Neto que, ao iniciar o seu governo, o convidou para assumir as Subprefeituras de Santa Eudóxia e Água Vermelha. De 2005 a 2007 quando assumiu o Departamento Administrativo e Financeiro da Secretaria Municipal de Educação. Em 2009, foi convidado pelo então Prefeito Osvaldo Barba a compor o governo e permanecer no cargo de Diretor Administrativo e Financeiro.

Casado, pai de três filhos, Roselei possui experiência administrativa, tendo atuação ligada às causas da gestão publica, em especial as da educação, saúde, segurança e transporte. Em 2012 foi eleito vereador, e integrou a Comissão permanente de Legislação Redação e Justiça e foi Secretário da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. Em 2016 foi reeleito, sendo secretário da Comissão Permanente Economia, Orçamentos e Finanças e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Relações de Trabalho. Em 2020 foi novamente reeleito com 1.682 votos.

Foto: Vereador Roselei Françoso durante eleição realizada neste dia 1o. por videoconferência.